terça-feira, 18 de junho de 2013

HÓSTIA E OS CELÍACOS

As hóstias distribuídas na Comunhão são feitas com farinha de trigo. Isto significa que um celíaco não pode comungar?

 Uma vez que não é autorizada a fabricação de hóstias com outro tipo de farinha, o celíaco não deve de fato receber a Comunhão sob a espécie de pão. A igreja Católica autoriza contudo que estes doentes comunguem sob a espécie de vinho, bastando para isso expor o problema ao sacerdote que distribui a Comunhão. Peça ao seu médico ou nutricionista para elaborar um parecer ao responsável da Paróquia, no qual deve ser solicitada a realização da Comunhão através da ingestão de vinho.
 
 
 Já existe uma hóstia especial para celíacos, feita com alguns traços de glúten, por freiras na Argentina e com autorização do Vaticano, tendo sido considerada segura para uso da maioria dos celíacos. Antes de usar, converse com seu médico para saber se é segura para você.   
 
 
Leia a carta do Cardeal Joseph Ratzinger falando sobre o uso da hóstia com pouco glúten e assista ao vídeo que traz a resposta católica a seguinte pergunta: Como é possível comungar se tenho intolerância ao glúten? 
 
 
 
 


 

3 comentários:

  1. Olá.

    Sou Jessika, venho representando acadêmicos do curso de graduação de Ciência e Tecnologia de Alimentos da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), vinculado ao curso de Nutrição, para fazer uma solicitação que acreditamos ser de interesse desse grupo de pessoas que possuem restrição nos momentos de consumir produtos de panificação.

    Estamos cursando uma disciplina e formulamos um projeto cientifico onde um grupo está desenvolvendo e testando um novo produto sem glúten, cujo publico alvo principal são os celíacos. E por isso necessitamos realizar uma pesquisa de mercado com alguns voluntários (minimo 50 pessoas). Como seu blog é bastante visitado e por esse publico alvo, seria muito importante e viável o auxilio dessa ferramenta.

    O produto que estamos desenvolvendo inicialmente é um preparado para cupcakes, utilizando farinha de arroz ou fécula de mandioca juntamente com uma porcentagem de farinha da castanha, que é obtido após a extração de óleo da castanha-do-Brasil, sendo este um produto com alta concentração de selênio, componente muito importante para o organismo humano.
    Temos o objetivo de produzir um pó/farinha pronta sem glúten para bater e assar podendo ser feito pelo próprio consumidor, ou encontrado pronto no mercado.
    Outro objetivo é desenvolver recheios e coberturas para pessoas com restrições alimentares como alérgicos a alguns aditivos sintéticos.

    Para realizar a pesquisa de mercado, necessitamos de respostas de algumas perguntas qualitativas e quantitativas (no máximo 20 perguntas de respostas rápidas), para verificar se o produto que estamos desenvolvendo será desejado pelo publico alvo e se ele terá uma viabilidade da fabricação. E após poderemos verificar a aceitação no mercado realizando uma análise sensorial, a qual precisaremos de mais alguns voluntários.

    Diante do exposto gostaria de saber se esse grupo dos celíacos ainda está ativo, se vocês mantém algum grupo de encontro ou algum grupo em rede social, e principalmente se podemos contar com uma ajuda como a sua que teve essa grande iniciativa para facilitar o contato entre esse grupo tão restrito.

    Desde já Gratos.

    Atenciosamente,

    Jessika Alessndra dos Santos
    (65)81286839

    ResponderExcluir
  2. Esta seita católica chega a ser hilária. Quer dizer que o biscoito de farinha de trigo se transforma, MIRACULOSAMENTE, no Corpo LITERAL de Jesus? E ainda fica com glúten e os celíacos não podem comer? Ah, fala sério... E ainda há o problema do vinho. Se os católicos iludidos crêem que o vinho se transforma, num passe de mágicas, no SANGUE VERDADEIRO de Cristo, por que não podem bebê-lo após a tal "consagração"? O sangue de Cristo continua alcoolizado? Vocês, realmente, não conhecem as Escrituras...

    ResponderExcluir
  3. Querido irmao anónimo faca sua pergunta ao Pe Paulo Ricardo. Procure-o na internet, mas seja Cristao de verdade e identifique-se!

    ResponderExcluir